domingo, 26 de março de 2017

Eu não gosto da saudade!

Eu não gosto da saudade! Não gosto desse sentimento.
Não entendo quem consegue gostar, quem fala "Ah que saudade boa" pra mim saudade e o adjetivo bom, não podem estar na mesma frase, não combina. Na verdade desde muito criança entendi o que era sentir falta, e isso não me causou uma sensação boa, e foi daí que esse sentimento pra mim se tornou uma coisa negativa.


As vezes, como agora por exemplo, me da uma nostalgia de tudo que vivi, se fechar os olhos parece que estou de volta naquele exato momento, partilhando da mesma sensação acontecida. Lembro que eu me sentia o máximo com minha mochila Company e meu kit com penal, capa de agenda (tenho ate hoje), minha coleção de papéis de carta cuidada com tanto carinho, a delicia de ir na papelaria comprar, meu pequeno gradiente e todas as fitas cassete que eu ouvia, a emoção quando fiquei pré adolescente e ganhei a fita cassete do Bob Marley Legend (tenho ate hoje)  naquele tempo antes de morar sozinha e ter pagar contas, ter uma fita do Bob Marley era se sentir adulto.
Falando em fita, as VHS que alugávamos na locadora, e não podíamos esquecer de rebobinar senão pagávamos multa.

Fotografia, é outra coisa que mexe comigo, amo registrar imagens, congelar momentos, exclusivamente para depois eu conseguir me reportar com fidelidade às mesmas sensações da época. Antes nossos registros eram feitos com os filmes colocados nas máquinas fotográficas, tinham os filmes de 12, 24 ou 36 poses, ou comprávamos aquelas máquinas da Kodac descartáveis, aí não tinha erro! Só faltava revelar.

O mais próximo que tínhamos de celular era o tamagoshi, tivemos também o mirc, fotolog, e-mail do Bol, internet discada, kinder ovo de 1 real, He-man, ursinhos carinhosos, She-ra, celular Nokia, o Google era o Cadê?, Locomia, Trem da Alegria, diários, agendas, Macarena, Ragatanga, Xuxa, Comandos em Ação, Capitão Planeta, Spice Girls, Backstreet Boys, patins, Leonardo di Caprio, Titanic (grande romance que você respeita), Meu Primeiro Amor (chorei tanto)...

Até os Bullyngs na nossa época eram mais inocentes. Penso que a tecnologia (que eu amo) nos trouxe muita coisa boa, mas a crueldade das pessoas tomou uma proporção tão grande, a maldade não tem limites, antigamente os xingamentos eram, gorda(o), quatro olhos, hoje os adolescentes fazem páginas na internet com difamações muito "maduras" pra sua idade. Causam, dor, morte, e riem disso (gente é sério aonde a humanidade errou?). Pensa se hoje em dia a banheira do Gugu voltasse a ser exibida? se os chocolates com formato de cigarro fossem comercializados? Há tanta problematização que acabam esquecendo do mais simples, do cuidado com o próximo, da atenção com as pessoas, do sentimento genuíno que todos trazemos dentro de si, o amor. Ele só precisa ser exercitado, mas pode acreditar que ele está lá, dentro de ti.

Mas voltando ao foco, tem essa saudade que eu descrevi, mas a saudade que me traumatizou, a saudade pior de todas as saudades, é a ocasionada pela morte. Essa sim traumatiza, e desde muito nova, esse sentimento me aterrorizou, e me aterroriza até hoje. A pior coisa do mundo é sentir saudade de algo que não vai existir mais, que não volta mais, seja ele de coisas, de momentos, ou pessoas. Não existe sentimento bom associado a perda.
Então sabido isso, devemos aproveitar os dias, as pessoas, as coisas, por mais simples que sejam. O que tu ta fazendo hoje, agora, pode acreditar em mim, vai te fazer falta amanhã, quando tiveres outras responsabilidades, ou tiveres em outro momento da vida, isso vai te fazer lembrar e a saudade vai estar lá.

A vida é fugaz, tudo é passageiro, cabe somente a ti saber o que priorizar, o que guardar dentro de si. Porque no final das contas tudo vai deixar saudade, e isso não é nada poético.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Tu precisa saber quem é o Cortella!

Eis que uma garota em 2006 entra na universidade federal de Santa Catarina, imersa em um mundo novo, pessoas, festas, conhecimento, aprendizado, leituras, muitas leituras, e ainda bem que ela leu, porque foi a partir da universidade em uma disciplina que, a leitura de um autor chamado Mario Sergio Cortella ia inspira-la e mudar tudo o que ela entendia sobre educação.
E aí eu te pergunto, sabes quem é Mario Sergio Cortella? Se a resposta for não, precisamos falar sobre ele.


Cortella é um psiciano nascido no Paraná, formado em Filosofia, mestre e doutor em Educação, sendo que seu orientador no doutorado foi o inspirador, Prof. Dr. Paulo Freire. Dono de uma inteligência ímpar, a leitura de suas publicações se torna agradável, de fácil compreensão. É um encanto poder ter acesso a tanta inteligência compartilhada. É se embebedar de aprendizado e reflexão.


É sabido que a leitura nos dignifica, nos dá valor, agrega, mas quando o autor é alguém como Mario Sergio Cortella, um doutor em educação, pra quem estudou, ou ainda estuda educação, o  incentivo é maior, a vontade do aprimoramento, e o sonho de chegar em pelo menos 50% do que ele representa toma conta do seu ser.


Agora com as redes sociais, suas entrevistas tem sido publicadas e compartilhadas aos milhares, AINDA BEM! Fico feliz por isso, hoje sei que muita gente que antes jamais teria acesso à essa opinião transformadora, hoje graças às mídias consegue ouvir, ver e ler um autor como Cortella.


Sempre que eu escrevo aqui, eu escrevo pra mim e pra ti, e escrevo ti, tu, tô, porque além de ser catarinense e essa é a minha forma de falar, eu pretendo aqui me aproximar, ter uma relação de divisão contigo mesmo, e até comigo. Então essa minha linguagem coloquial é puramente pra sentir como se estivéssemos conversando juntos.
E até falando sobre Cortella eu faço questão de escrever informalmente, pra que esse assunto seja parte da nossa "roda de conversa".


Não sei se algum dia esse texto chegará até ele, mas se um dia eu tiver a sorte que isso aconteça, preciso que você Cortella, saiba que a partir da sua leitura, minha vida acadêmica mudou pra melhor, é por me inspirar em ti que sinto a necessidade de ser melhor cada dia mais como profissional, e como educadora.
É por sua causa que sei que todo preconceituoso é covarde, sei que na vida há que se ter raízes e não âncoras, sei explicar o que é ética, e principalmente sei que a inteligência serve pra encantar as pessoas e não humilhá-las.
Você é magnifico!


E tu que ta lendo esse texto, saiba que já és diferenciado, por se interessar em algo que não seja fofoca, futilidade, dieta... não que isso não seja legal, é legal sim! Mas o interesse por agregar conhecimento nos faz diferentes, nos faz construir uma realidade que influenciará em todos nossos amigos, colegas, familiares, "nossa gente" porque quando a gente sabe, ou conhece alguém, a gente fala né? então falemos sobre Cortella, e todos os ensinamentos que ele nos dá o prazer de compartilhar.

terça-feira, 7 de março de 2017

Como é trabalhar em uma cia aérea? Vem cá que eu te conto!

Vamos lá contar todos os podres prazeres de se trabalhar em uma companhia aérea.
A minha história com a aviação iniciou em 2008 quando fui trabalhar como recepcionista bilíngue no aeroporto internacional Hercílio Luz em Florianópolis, e uma amiga me disse: "Cris fiz entrevista em uma empresa aérea, cadastra teu currículo e tenta a sorte!", eu pensei, quer saber, é verdade vou tentar, afinal eu tava precisando juntar uma grana e daria pra eu conciliar o trabalho no aeroporto junto da faculdade e do estágio.



Me cadastrei no site e em menos de um mês recebi um e-mail me convidando à participar da seleção, no dia conversei com os recrutadores e eles me contaram que ao todo estavam participando desse processo seletivo quase 300 pessoas. Ali eu sinceramente pensei, xiiii acho que não vai ser dessa vez, mas bora lá.
Ai depois de muita dinâmica, prova escrita, desenho, e interpretação de um teatro em grupo, fomos liberados pra ir embora. As seleções costumam ser bem cansativas.
Depois de uma semana, não sei precisar bem, me enviaram um novo e-mail agradecendo minha participação e dizendo que infelizmente eu não havia sido aprovada. Tudo bem, pensei.
Não me surpreendeu a negativa, já que eram tantas pessoas pra eles escolherem, eu nem experiência nessa área tinha então ok! Ok? Nada disso! No dia seguinte já me ligaram dizendo que eu havia sido aprovada, era pra desconsiderar o e-mail, e em poucos dias iniciaria o treinamento.
EEEEEEE consegui! 


As etapas para se trabalhar numa companhia aérea são:

➜ Cadastro no site
➜ Processo seletivo 
➜ Entrevista individual
➜ Exames
➜ Treinamento

Já na segunda companhia aérea que trabalhei, o processo seletivo foi mais demorado, primeiro que fui avisada no dia anterior da seleção e eu estava em outra cidade, meu primo havia falecido e eu estava no velório dele, estava arrasada, inconsolável, mas fui no dia seguinte, cheguei atrasada, não tinha dormido nada bem, até achei que pelo atraso não conseguiria a vaga.
Recebi também um e-mail agradecendo a participação, seguido da negativa de aprovação, e nos mesmos moldes recebi dias depois uma ligação me informando que havia sim sido aprovada, e se gostaria de começar os procedimentos para contratação e treinamento.
Confesso que insisti em uma situação que já começou errada, mas quando a gente quer uma coisa a gente faz de tudo e tenta se convencer de que aquele é o caminho certo.
Entre entrevistas individuais (foram três), documentação e exame, se passou mais de um mês até a contratação e inicio do treinamento.
E deixa eu falar que o treinamento é a melhor parte! Você conhece gente de lugares diferentes, são muitos aprendizados, e é nesse momento que você se apaixona pela aviação, é esse o momento crucial que vai definir você um encantado pela aviação ou alguém que realmente acha tudo ali uma grande chatice.
E é claro eu me apaixonei pela aviação, foi amor a primeira vista, e com a convivência e incentivo dos colegas de trabalho eu decidi fazer o curso de comissária (outra hora falamos de voar), mas que devido a um relacionamento eu muito do burra na época preferi me dedicar a um possível casamento, à engravidar, construir uma família, preguiça de mim, mas olha se essa Cristiane de agora pudesse dar um conselho pra Cristiane do passado, nossa tudo seria tão, tão diferente.


Maaaaas continuando, em terra você dependendo da companhia aérea começa como auxiliar e depois é promovido pra agente de aeroporto, agente LL, ou agente de loja. Esses são os cargos de atendimento, esses são os funcionários que você vê fazendo o checkin, escolha de assentos, embarque, desembarque dos passageiros, bagagens danificadas ou perdidas, venda de passagens, e auxiliando nas máquinas de auto-atendimento.
Existem também diferentes vertentes nos cargos de agente, que são os despachantes, eles são os responsáveis em receber o voo, colocá-los no horário, entregar documentação, conferir passageiros a bordo e resolver situações que os comissários não podem se envolver. Se usa um motorola (o rádio) para manter contato com a supervisão e com os agentes de embarque. Ali a comunicação é direta e clara, deve ser sucinta pra economizar tempo, e é preciso manter alinhado todo tipo de informação. Desde quantos pax (como chamamos os passageiros na aviação) já embarcaram, quantos faltam, se chegou documentação, se a manutenção já liberou a aeronave, se as bagagens já foram embarcadas, e por fim se podem liberar a aeronave.

Depois de finalizado o embarque os comissários contam quantos pax estão a bordo e se podem ou não fechar a porta da aeronave, quando um passageiro não embarca é necessário que se retire a bagagem do mesmo na hora, essa é uma das medidas de segurança que precisam ser tomadas pro voo seguir tranquilo.
Essa adrenalina de embarque é boa, em uma das empresas aéreas que trabalhei era ótimo, eu fazia a pista do voo e despachava as aeronaves. A sensação de colocar um voo atrasado no horário era fantástica, a equipe vibrava de alegria, eramos todos unidos pelo mesmo propósito e quando por ventura não conseguíamos, todos se frustravam era realmente um trabalho em conjunto, onde o treinamento que nos foi dado era ao máximo colocado em prática.
Já em outra companhia aérea que trabalhei infelizmente os embarques não eram bons, eram tensos, um tentava interferir no trabalho do outro por desespero, eram poucos funcionários (crise né) as aeronaves geralmente davam alguma manutenção, as informações que eram passadas pra nós funcionários era desencontrada, ou quando eram "encontradas" não podíamos falar a verdade aos clientes (pax). A liderança geralmente optava pelas mesmas pessoas para fazer parte da patota equipe de embarque e ignorava os funcionários mais novos. Alguns funcionários antigos é que davam a oportunidade para que todos pudessem fazer os embarques e desembarques juntos. O treinamento nem chegava perto da realidade, os procedimentos eram todos descaracterizados visando apenas números.


Outro cargo de agente é o de LL, setor de bagagens, esses agentes são designados somente para atender aos passageiros que tem sua bagagem perdida ou danificada. Eles são os que mais recebem desaforo dos clientes, o que é super compreensível (as vezes) já que não é nada agradável ter sua mala danificada, mas que independente da situação a educação e o respeito nunca são demais.

Uma informação muito importante é:
Os funcionários não sabem valores de passagens e nem conseguem dar desconto por você ser amigo ou parente. Conseguíamos ver os valores das passagens no sistema, e essas passagens quando vendidas na loja do aeroporto, são ainda mais caras do que as compradas pelo site, e nunca recebíamos qualquer informação sobre promoções.


É sabido que a aviação deve priorizar a segurança, sendo assim qualquer situação adversa em uma aeronave é motivo para embargo do embarque, concorda? Simples não é!? Ventos, tempestades, neblina, alagamento de pista, trafego aéreo, tudo isso é motivo para atraso do embarque, ou para cancelamento do embarque, parece obvio, mas para alguns clientes infelizmente não é. 
E quando vamos avisar por forma de speech (aquela hora que os funcionários falam pelo microfone com uma voz bonita informações sobre os voos) já somos xingados, humilhados, temos dedos apontados contra nossos rostos, por vezes em situações mais graves, até agressões físicas acontecem. Eu nunca fui agredida fisicamente (ainda bem) mas já fui ofendida diversas vezes, vagabunda foi um dos termos mais carinhosos com o qual já me agradaram.
O que nós funcionários tentamos entender, é que os clientes nos olham e enxergam a empresa aérea, não nos veem como a pessoa física, não sabem quem é a Cris ou a Crica, até aí tudo bem, mas no meu entendimento a pessoa precisa ser muito ignorante a ponto de querer nos rebaixar no último grau, buscando uma satisfação interior que beira a pura maldade.

Se é de seu interesse trabalhar numa cia aérea é necessário tu saber que não existe glamour, existe trabalho duro, trabalho muitas vezes dobrado por falta de funcionários. As empresas acredito eu, que pelo grande número de funcionários num total, te vê como um número, não pensam se tens planos, metas, contas, uma vida fora do ambiente do aeroporto.
Eles precisam de ti, urgentemente sempre. Muitas vezes a situação está completamente fora do controle, uma aeronave quebrada e sem possibilidade de ser substituída para realizar o voo, ou sem uma tripulação disponível, e tu agente de aeroporto está tentando educadamente lidar com o caos, tenta muitas vezes sem sucesso, acalmar a situação sem poder abrir o jogo abertamente, porque sabe que isso gerará uma advertência da sua supervisão, ou uma agressão ainda maior por parte dos pax que estão exaltados.

A sua saúde deve estar impecável, porque ficar doente num momento de trabalho é pedir pra ser demitido. Como eu disse, a companhia precisa do funcionário e tu é um número, deu pane nesse número eles descartam, afinal tem uma fila esperando pra assumir o teu lugar. A humanidade é deixada de lado nessas horas, se pensa em resultados e números, jamais pensarão em ti, ou na Maria, ou no João, independente do tempo de empresa que tiveres, inclusive.

Os salários são bem modestos, variam de R$ 1.200,00 até R$1.700,00 para os agentes, já a supervisão tem uma base de R$ 2.500,00 a R$ 3.000,00, os benefícios geralmente valem a pena, os vales refeição e alimentação, somando os valores alcançavam de R$750,00 até R$900,00.
Os descontos nas viagens também são ótimos, os funcionários podem viajar bem mais barato, em algumas vezes pagando somente a taxa de embarque, em contrapartida só se pode embarcar no voo quando existe lugar disponível. Os funcionários permanecem em stand by aguardando a finalização do embarque para ver se sobra alguma vaga.
Também se pode comprar uma passagem com assento confirmado, e pra funcionário tem desconto, menos que as passagens de stand by, mas igualmente mais baratos. 
As empresas tem diferentes esquemas de beneficio viagem, algumas trabalham por cotas e quantidades de destinos, outras trabalham com poucas cotas, porém cada cota tem um valor diferenciado de desconto. Exemplo, eu tenho quatro cotas pra viajar com desconto de 90%, uma cota com 100% de desconto (pagando só a taxa de embarque), duas cotas com 50%, e assim por diante, ou eu tenho 19 cotas todas com a mesma tabela de desconto, mas posso voar mais trechos. Essa diferença é de acordo com cada empresa.

Antes as cotas de viagens eram melhores, mas como alguns funcionários vendiam essas cotas, os benefícios foram perdendo suas facilidades.
Quando se esta trabalhando em uma cia aérea muitas vezes é complicado sair de seu atual cargo para ocupar um cargo diferente, como comissário por exemplo. O motivo é como mencionei algumas muitas vezes, a empresa precisa de ti, e deixar uma posição aberta numa base de grande fluxo de atendimento, para contratar pessoas novas é bastante caro, só de treinamento, viagem, hotel, alimentação, e transporte durante quase um mês, é um cálculo a se pesar pela supervisão no momento de troca de base ou cargo de um colaborador.


Agora sabendo que não existe luxo, glamour, ostentação,  e mesmo assim se tu quiser trabalhar numa cia aérea, parabéns você é um encantado pela aviação, e está disposto a trabalhar pra valer.
A aviação é uma paixão, um vício, só quem já foi picado pelo aviação vírus sabe o que isso significa. É o maravilhamento por uma maquina extraordinária que consegue voar, cruzar continentes, é o prazer de fazer as pessoas conquistarem seus sonhos de viagem, é olhar pro céu e conferir no relógio o horário do voo, é sofrer quando algum acidente acontece, é conversar horas e mais horas sobre situações, passageiros, e histórias que envolvam a aviação. É se sentir parte de algo muito maior, e é saber que você vai crescer muito diante de tudo que lhe for imposto, a gente sai grande de uma empresa aérea, a gente sai pronto.



domingo, 5 de março de 2017

As hashtags da moda

Cada vez mais bombadas nas redes sociais as palavras da "moda" acabam por encorajar quem adora uma postagem ou # a buscar o significado de cada uma delas. E isso é ótimo na verdade, acaba por aumentar o vocabulário e o conhecimento-aprendizagem agradece.

Vai dizer que você nunca leu numa postagem daquela amiga, de uma conhecida, ou blogueira, musa fitness, palavras que te encorajaram a uma pesquisa no Google, ou (devido a preguiça intelectual, que nos atinge algumas, ou muitas vezes) tu atraído pelo conceito da foto, ou paisagem, acabou colocando a # igual, porque né, é bom ganhar like, mas melhor que ganhar like é saber o que se escreve e explicar com propriedade o que se publica.

Ah e antes que tu pense que eu to querendo ser a discípula do professor PASQUALE, não é nada disso viu! É só vontade de passar adiante um conhecimento meu que eu acho que fará bem pra ti.


UBUNTU

Se escreve UBUNTU e não UNBUNTO como já vi em várias publicações, essa palavra é uma filosofia africana e não é traduzível ao pé da letra, mas seu significado é explícito e tem como fundamento a disponibilidade que uma pessoa tem para as outras, como ela pratica o respeito, a generosidade, o desprendimento. É o desenvolver sua humanidade permitindo que ela evolua.
Essa consciência de fraternidade e empatia provoca a compaixão na pessoa e se impõe ao narcisismo e ao individualismo. É um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como ele se comporta em sociedade.




SORORIDADE

A sororidade  tem o significado baseado na empatia, na irmandade ou amizade entre as mulheres. Essa palavra é ligada ao feminismo e a forma que este movimento tem de buscar a igualdade entre os gêneros, sendo assim se tu pratica a sororidade quer dizer que NÃO JULGAS outras mulheres fortalecendo a cultura machista que prevalece ainda em nossa sociedade.

Então SORORIDADE mulherada!




RECIPROCIDADE

Uma das minhas palavras preferidas da vida, sem ela não existe relação sincera, seja de amizade, de amor, ou profissional. A reciprocidade significa mutualidade, dar e receber de igual maneira, retribuir através de ações e não somente palavras.
Esse conceito está presente em diversas religiões e culturas e é imprescindível para uma convivência saudável.




RESILIÊNCIA 

A teoria diz que a resiliência é a capacidade de uma pessoa que consegue lidar com seus problemas e não cede às circunstâncias, independente da gravidade da situação. É tirar forças de onde não tem mais, é conseguir, por exemplo, ser demitido injustamente e não avançar na cara do patrão, é sofrer uma grande perda, mas conseguir raciocinar a ponto de não se desesperar. É não sucumbir às adversidades que nos são impostas. É ser forte e flexível, entender que você vai conseguir superar tudo. 
É como um elástico de calça que esgarça, mas volta ao seu tamanho normal, o bambu que enverga, mas não quebra.




EMPODERAMENTO

Empoderar é um verbo que significa conceder poder para si próprio ou para outra pessoa. Ultimamente temos visto o empoderar bastante ligado também ao feminismo, onde existe a conscientização das mulheres em reivindicar seus direitos e a igualdade entre os diferentes gêneros.
Esse ato é considerado uma atitude social cada vez mais praticada entre as minorias sobre a importância do lutar por suas condições.
Por isso é muito importante o empoderamento para que se consiga alcançar objetivos que antes eram abafados socialmente e hoje ganham força na coragem de quem consegue dar a cara a tapa.